A chamada “era da transformação digital”, uma revolução tecnológica que estamos vivendo neste momento, diz respeito à adoção de novas tecnologias disruptivas que, além de propiciar processos mais ajustados e inteligentes, vem transformando a experiência do cliente e os modelos de negócios.
Com tecnologia, empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação estão tornando suas estratégias mais competitivas. As inúmeras combinações tecnológicas que estão cada vez mais acessíveis e simples, têm ajudado empresas de todos os portes a competir de uma forma mais “democrática” do que acontecia há alguns anos. O que antes custava muito dinheiro agora pode ser adquirido de maneira virtualizada, como um serviço.
Dentro disso, veja, a seguir, as principais ferramentas e recursos que não podem faltar no seu negócio:
O ERP é um software para gestão empresarial que integra todos os processos de negócio e os automatiza, de forma a deixar a operação mais ajustada, eficiente e inteligente.
Com esta solução — que é muito mais eficiente quando utilizada na nuvem, pois possibilita mobilidade e está sempre disponível —, é possível obter as funcionalidades ideais para manter Contabilidade, Tesouraria, Bancos, Serviços, Compras, Vendas, Inventário, CRM e outros processos em um único e seguro ambiente.
É praticamente impossível conceber uma empresa moderna que não opere em rede. Para isso, é importante que haja conexão com a internet, tanto para manter os computadores internos interligados como para contato externo com clientes, fornecedores, parceiros de negócio etc.
A gestão da internet deve ser sempre otimizada e monitorada para garantir conectividade e segurança dos dados da empresa. Logo, é preciso contar com fornecedores confiáveis e seguir boas práticas para evitar problemas e ameaças.
Ao contar com um bom ERP, a automatização de processos já faz com que a produtividade das equipes tenha um salto considerável. No entanto, algumas outras ferramentas também podem auxiliar em processos pontuais, dentre elas as plataformas de controles de tarefas — algumas delas gratuitas, como o Google Drive, para gerenciamento de documentos digitais, por exemplo; o Skype para realização de reuniões remotas etc.
Dentro da gestão inteligente, uma solução de business intelligence também oferece uma visão mais holística e estratégica para os gestores.
O BI, como é conhecido no mercado, reúne indicadores e métricas de todas as soluções usadas na empresa e as apresenta em forma de estatísticas para os gestores para que eles possam tomar decisões baseadas em dados sempre atualizados e confiáveis.
Que tal, sua empresa já está aproveitando as ferramentas tecnológicas que estão mais acessíveis e fáceis de implementar atualmente? Deixe seu comentário!