O ERP é um software para gestão empresarial que integra todos os processos de negócio e os automatiza, de forma a deixar a operação mais ajustada, eficiente e inteligente.
Com esta solução, é possível obter as funcionalidades ideais para manter Contabilidade, Tesouraria, Bancos, Serviços, Compras, Vendas, Inventário, CRM e outros processos em um único e seguro ambiente.
Agora, você já ouviu falar em ERP na nuvem? Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Acompanhe!
A computação em nuvem (cloud computing) é um dos principais tópicos tecnológicos do mundo. Também chamada de computação sob demanda, a nuvem usa a internet para fornecer recursos de computação compartilhada e armazenamento de registros ou documentos.
O termo abrange tudo, desde e-mail ou compartilhamento de fotos em um serviço comercial como o Google para hospedar toda a infraestrutura de computação de uma empresa que dispõe de datacenters remotos (um provedor de serviços de nuvem).
Em suma, um provedor oferece os recursos de infraestrutura, ferramentas, aplicativos e até hardwares de forma virtualizada, como serviço, e os usuários acessam esses recursos via internet — sem precisar baixar ou implantar nada em seus computadores.
O ERP na nuvem, muitas vezes chamado também de ERP baseado em nuvem, permite que a contabilidade, o gerenciamento de operações e a geração de relatórios da empresa, entre outras funcionalidades, sejam executados na internet.
Isso torna a solução acessível de qualquer lugar e com qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet, smartphone etc.) sem necessidade de investimentos em infraestrutura e instalações complexas. Além, o ERP na nuvem garante a segurança dos dados e alta performance na operação, pois o provedor possui recursos e utiliza as metodologias mais avançadas e recomendadas.
A computação em nuvem é particularmente valiosa para pequenas e médias empresas (PMEs) porque fornece acesso a aplicativos com todas as funções a um preço razoável sem despesas operacionais substanciais para hardware e software. Usando o provedor de nuvem correto, uma empresa pode escalar rapidamente à medida que seus negócios crescem – basta solicitar ao provedor mais recursos, adicioná-los como se fosse uma assinatura.
No caso do ERP, isso muda a lógica de que somente as grandes empresas podiam contar com essa solução. Agora, seja a sua empresa do tamanho que for, ela poderá integrar processos como contabilidade, tesouraria, bancos, serviços, compras, vendas, inventário, CRM etc. sem precisar gastar muito dinheiro.
E o melhor: com o software de gestão integrada 100% na web, acabam os problemas de indisponibilidade, além de dar mais poder gerencial, pois é possível manter as informações atualizadas, visualizá-las e decidir com base nelas em qualquer hora e local.
Você está preparado para inserir um ERP baseado na nuvem em sua empresa? Deixe seu comentário!