Um software integrado de gestão empresarial (ERP) é uma solução que oferece inúmeros benefícios para as empresas. Facilita a integração entre setores, melhora a produtividade, reduz os custos operacionais, torna a administração mais inteligente e baseada em dados etc.
Agora, você já parou para pensar no que deve prestar atenção na hora de escolher o ERP ideal para a sua empresa? Diante da facilidade de aquisição de recursos tecnológicos disponível hoje, é normal ficar confuso em meio a tanta oferta.
Pensando nisso, resolvemos trazer até você uma reflexão. Continue lendo para entender quais são os principais fatores que devem ser analisados antes de contratar essa solução para o seu negócio!
Para começar, é importante ter em mente que já faz algum tempo que o ERP deixou de ser uma solução tecnológica exclusiva para grandes organizações. Atualmente, empresas de todos os portes e atuantes em qualquer segmento do mercado podem possuir este importante recurso.
Ao adquirir o ERP na nuvem, por exemplo, é possível obter as funcionalidades necessárias sem fazer grandes investimentos, sem passar por longos períodos de implementação e sem precisar ter uma infraestrutura de TI gigante.
Veja, a seguir, um passo a passo para escolher corretamente o ERP ideal para o seu negócio:
O primeiro passo a ser dado é fazer um mergulho nas necessidades reais da empresa. É o que chamamos de requisitos de negócio.
Esse diagnóstico deve ser feito pela direção da empresa em conjunto com as lideranças. Ao identificar que funcionalidades se encaixam nos processos corporativos também é possível verificar quais atividades e tarefas precisam ser adequadas para comportar um sistema integrado.
No momento de avaliar as opções disponíveis no mercado, é interessante olhar para as funcionalidades que os ERPs possuem. Muitas vezes, as soluções são desenvolvidas para segmentos específicos de mercado e podem não se adaptar a sua empresa.
Antes de fechar contrato com a empresa desenvolvedora, solicite uma demo do ERP. Assim, você poderá verificar na prática se o sistema poderá mesmo atender às suas necessidades operacionais.
E preste atenção em fatores como usabilidade, facilidade de aprendizado, funcionalidades etc. Se possível, solicite a opinião dos futuros usuários, afinal, são eles que vão passar a maior parte do tempo operacionalizando a solução.
Também é importante entender como a empresa fornecedora do ERP presta suporte e atendimento aos usuários. Fatores como disponibilidade de atendimento e atualizações devem atender ao dia a dia da sua empresa.
Por exemplo, se o seu negócio funciona 24 horas, é importante saber se o fornecedor presta suporte fora do horário comercial.
Uma boa dica é ir além da promessa do desenvolvedor, perguntar aos clientes dele se estão satisfeitos com o suporte prestado.
Buscando um ERP? O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário. Conheça agora mesmo o ERP Adaptive, uma solução feita sob medida para pequenas e médias empresas!